OPERAÇÃO FORTE DO PRESÉPIO

MÃE DO RIO/PA

quarta-feira, 10 de julho de 2013

RONDON- A CHEGADA

Partimos de Curitiba todos juntos, na tarde da sexta-feira, dia 05/07, por volta das 16h. Estávamos muito ansiosos! Alguns nunca tinham viajado de avião, outros nunca tinham saído da região sul, mas principalmente enseávamo pela chegada pela chegada no Pará. Nenhum de nós da equipe da PUCPR, com exceção da professora Ilda, conhecia esse estado.
Durante a viagem ficamos imaginando como seria o clima, a recepção, as pessoas. Mas o que recebemos quando chegamos foi melhor do que qualquer coisa que imaginávamos!
Chegamos no aeroporto de Belém por volta das 00:30h no dia 06/07, devido a um atraso do voo em Brasília. Ao desembarcarmos, oficiais da Marinha do Brasil já nos esperavam para nos levar ao CIABA ( Centro Instrução de Almirantes Braz de Aguiar), onde ficamos alojados nos dois primeiros dias. Quando chegamos nos quartos nos esperava um presente sobre nossas camas : kits de higiene pessoal e bombons recheados com sabores típicos da região, como cupuaçu e açaí. 
No sábado pela manhã tivemos tempo livre para conhecer rapidamente a cidade de Belém. A tarde uma grande festividade nos foi preparada para recepcionar o Projeto Rondon. Pudemos prestigiar a cerimônia de arriamento da bandeira, um desfile com as tropas da Marinha e do 2º BIS ( Batalhão de Infantaria de Selva) e a banda dos fuzileiros navais. Tiramos uma foto oficial do Projeto Rondon, que reunia 300 rondonistas e os coordenadores da Operação Forte do Presépio.
Em seguida, a Marinha convidou uma banda local com dançarinos que nos apresentavam as danças e roupas típicas que fazem parte das tradições do Pará. No final da apresentação, os dançarinos convidaram os rondonistas para aprenderem com eles a dançar! A diversão tomou conta do CIABA e o que se viu foi um abraço entre as culturas de diferentes regiões do Brasil, todos celebrando a singularidade do Pará e a sua própria.
O dia foi encerrado com um jantar e depois... muito sono, sonhos e lembranças sendo formadas desse dia memorável, que marcou a história de cada um de nós.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário